terça-feira, 28 de junho de 2011

Novidades para o mês de Julho da Planeta

Sinopse

Em A beleza está nos olhos de quem vê, a psicóloga Camila Cury vai ensinar-nos a redefinir a imagem que temos de nós próprias e a reconquistar a auto-estima, porque é treinando o nosso interior que o exterior fica mais bonito. Camila Cury ajuda não só a entender como funcionam os mecanismos de autodepreciação que nos deixam infelizes mas também a combatê-los de cada vez que eles se manifestam. Filha do psiquiatra, escritor e autor da teoria da Inteligência Multifocal Augusto Cury, Camila Cury é psicóloga, pós-graduada em Análise do Comportamento. Tendo vivido entre o Canadá, os Estados Unidos e Itália, mora actualmente em São Paulo, com a família, onde dirige o projecto Escola de Inteligência, que visa a formação de uma geração de jovens pensantes e emocionalmente saudáveis.

Sinopse

Com Indignai-vos!, Stéphane Hessel marcou o ano de 2010. Após uma crise difícil e um período de reformulação do poder, esta obra vem catalisar uma vaga imensa de contestação que atravessa o país e que ultrapassa até as nossas fronteiras.

Neste Empenhai-vos!, Stéphane Hessel, no decurso de uma conversa com Gilles Vanderpooten, de 25 anos, intensifica as suas exigências morais porque, diz ele, não basta indignarmo-nos. Cada um de nós, com a sua própria sensibilidade, deve empenhar-se em todas as frentes de combate da nossa época: os direitos do homem, a defesa dos ilegais e dos sem-abrigo, a luta contra as desigualdades, a ecologia…

Eterno optimista, Hessel acredita que a Natureza é «rica em ardis» e convida as gerações jovens a indignar-se e a resistir às coisas escandalosas que as rodeiam.

Uma conversa rica, profunda e apaixonante.

Sinopse

Mike Martin, um professor de História, em Londres, e mulher, Gabriela (Gally), estão à procura de uma casa de campo com o objectivo de mudar o rumo das respectivas vidas, e que Mike fervosamente espera que ajude a superar a tristeza de Gally em consequência do aborto que sofreu e dos frequentes terrores nocturnos que a vitimam. Numa viagem de reconhecimento, a intuitiva e, por vezes impulsiva Gally é inexplicavelmente atraída por uma casa de pedra na mais completa ruína em Penselwood e Mike concorda em comprá-la, apesar das reservas que lhe são suscitadas. Mike e Gally mudam-se para uma caravana e começam a reconstruir a casa. Penselwood é uma aldeia famosa na história, e as ideias de Mike sobre factos históricos são desafiadas firmemente quando ele e mulher conhecem Ferney Miller, um senhor de 83 anos, que insiste que o povo de Penselwood é guardião de memórias muito antigas. Quando Mike decide escrever um livro sobre as mudanças introduzidas pelas inovações na implementação agrícola, Ferney persuasivamente argumenta que a verdadeira inovação foi a domesticação do cavalo, mas não pode provar o facto a Mike. Como se constatará, Ferney e Gally têm outras razões para conseguir perceber a história de uma maneira diferente e, apesar das enormes diferenças de idade, a amizade ente Gally e Ferney aprofunda-se de tal maneira que põe o casamento em risco. Como Ferney e Gally estão ligados torna-se evidente ao longo do livro, mas o enigma dos pesadelos recorrentes de Gally e o mistério do desaparecimento de Athe Ferney mulher de Ferney há 57 anos, e outros mistérios não são revelados até ao fim deste surpreendente romance. Um dos grandes destaques do romance são as incursões do autor na História muitíssimo bem conseguidas, e da imaginação de viajar no tempo para situar as personagens em diferentes épocas da história, o mistério desdobrado e o tratamento inteligente de uma trama complexa de uma história de amor que atravessou os tempos.

Sinopse

Todos têm fome, mas ninguém se dispõe a encontrar uma solução. E a cada dia que passa são mais os jovens que sofrem mutações e adquirem capacidades sobrenaturais, que os distinguem dos que não têm esse género de poderes. A tensão cresce e o caos reina na cidade. São os «normais» contra os mutantes. Cada um, luta por si, e até os melhores são capazes de matar. Mas avista-se um problema ainda maior. A Sombra, uma criatura sinistra que vive soterrada no coração das montanhas, começa a chamar alguns dos adolescentes da ZRJ. A chamá-los, a guiá-los, a manipulá-los. A Sombra despertou. E tem fome. Nem todo o ouro do mundo seria pagamento suficiente para o que Lana tencionava fazer. O ouro não alterava em nada o terror frio que lhe enchia o coração. E se falhasse não precisaria do ouro para nada. Não podia subornar a Sombra. Mas talvez… talvez a pudesse matar.

Sinopse

Sibeal sempre soube que estava destinada a uma vida espiritual e entregou-se de corpo e alma à sua vocação. Antes de cumprir os últimos votos para se tornar uma druidesa, Ciarán, o seu mestre, envia-a numa viagem de recreio à ilha de Inis Eala, para passar o Verão com as irmãs, Muirrin e Clodagh.

Sibeal ainda mal chegou a Inis Eala, quando uma insólita tempestade rebenta no mar, afundando um barco nórdico mesmo diante dos seus olhos. Apesar dos esforços, apenas dois sobreviventes são recolhidos da água. O dom da Visão conduz Sibeal ao terceiro náufrago, um homem a quem dá o nome de Ardal e cuja vida se sustém por um fio. Enquanto Ardal trava a sua dura batalha com a morte, um laço capaz de desafiar todas as convenções forma-se entre Sibeal e o jovem desconhecido.

A comunidade da ilha suspeita que algo de errado se passa com os três náufragos. A bela Svala é muda e perturbada. O vigoroso guerreiro Knut parece ter vergonha da sua enlutada mulher.

E Ardal tem um segredo de que não consegue lembrar-se - ou prefere não contar. Quando a incrível verdade vem à superfície, Sibeal vê-se envolvida numa perigosa demanda.

O desafio será uma viagem às profundezas do saber druídico, mas, também, aos abismos insondáveis do crescimento e da paixão. No fim, Sibeal terá de escolher - e essa escolha mudará a sua vida para sempre.

Sinopse

A mãe tem de ser sempre boa? Haverá mimo a mais? Primeiro a mãe e depois o pai? Os avós podem «estragar» os netos? As crianças podem dormir com os pais? Os pais são os melhores amigos dos filhos?

Cada vez mais, as sociedades suscitam dúvidas nos cidadãos sobre as suas competências enquanto pais. Frequentemente, confunde-se educação com ensino e reclamam-se condições desnecessárias para o saudável desenvolvimento humano, enquanto se desprezam os seus alicerces fundamentais que, de tão simples, são esquecidos ou secundarizados. É altura de perguntarmos: O que é a educação? Quem são os educadores? Como devemos educar? Quando devemos educar?

Muitos afirmam que para educar uma criança só amor não basta. Este livro pretende demonstrar que, sem amor, tudo o mais não serve para nada.

A partir dos marcos fundamentais do desenvolvimento humano, o autor tenta ilustrar, com exemplos concretos, como se constroem as competências parentais e como se repercutem no processo educativo da criança até ao início da escolarização.

Não se tratando de uma «receita» geral sobre a educação, este livro lança algumas dicas simples para aconselhar todos aqueles que, em diversas circunstâncias, já precisaram de ajuda para realizar a mais importante das tarefas humanas: educar uma criança! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!