quarta-feira, 11 de maio de 2011

Civilização publica "Deste Lado da Luz" de Colum McCann

Dos céus de Nova Iorque em Deixa o Grande Mundo Girar para os subterrâneos da cidade

Civilização publica Deste Lado da Luz de Colum McCann

Nathan Walker muda-se para Nova Iorque no início do século XX, para executar o trabalho mais perigoso do país: escavar o túnel sob o rio Hudson que servirá o metro entre Brooklyn e Manhattan. Quase noventa anos depois, Treefrog encontra abrigo nos mesmos túneis. Deste Lado da Luz, mais um poderoso romance do autor de Deixa o Grande Mundo Girar, Colum McCann, que venceu o National Book Award 2009 com aquele que foi um dos livros mais importantes de 2010, é uma história notável sobre racismo, vida nas ruas e amor, cruzados com factos históricos reais.

À semelhança de Deixa o Grande Mundo Girar, este romance do irlandês radicado há vários anos em Nova Iorque obteve críticas extraordinárias por parte da crítica internacional. Contudo, ao contrário desse título, que gira em torno da proeza de Phillipe Petit nos céus de Nova Iorque, Deste Lado da Luz é uma história sombria sobre os homens-toupeira que, no início do século passado, em condições extremas de miséria e provação, construíram os túneis da cidade que nunca dorme. Por essa razão, o New York Times Book Review considerou-o “Perturbadoramente belo […] Uma mistura deslumbrante de ameaça e desgosto”.

O certo é que proliferam as apreciações extremamente positivas sobre a escrita vigorosa de Colum Mc Cann. “Um dos melhores escritores da sua geração”, diz o Sunday Independent. “Corajoso, perturbador e poderoso […] McCann é um talento ferozmente original e um dos grandes”, assegura o San Francisco Chronicle. “Luminoso. Colum McCann pegou na força monumental do passado e com ela criou um romance de uma dimensão emocional dilacerante, um romance resplandecente de dignidade”, remata o Boston Globe.

Colum McCann nasceu em Dublin em 1965. É autor de bestsellers publicados em trinta línguas e ganhou vários prémios literários internacionais. Venceu o National Book Award 2009 com Deixa o Grande Mundo Girar, o seu quinto romance, publicado pela Civilização Editora. Escreve para reputadas publicações como New Yorker, New York Times Magazine, Atlantic Monthly e Paris Review e é professor no Hunter College MFA Creative Writing Program. Venceu já o Rooney Prize, o Ireland Fund of Monaco Princess Grace Memorial Award, um Pushcart Prize e o Esquire magazine's Writer of the Year award. Vive em Nova Iorque com a mulher e os três filhos.

Mais informações sobre o autor em http://www.colummccann.com/about.htm.

FICHA TÉCNICA

Título: Deste Lado da Luz

Autor: Colum McCann

Título original: This Side of Brightness

Tradução: Helena Lopes

Páginas: 256

Encadernação: Capa mole

Família: Literatura

EAN: 9789722633123

ISBN: 978-972-26-3312-3

PVP: 16,50 €


Lançamento: Maio de 2011

SINOPSE

No início do século XX, Nathan Walker muda-se para a cidade de Nova Iorque para executar o trabalho mais perigoso do país: escavar o túnel sob o rio Hudson que servirá o metro entre Brooklyn e Manhattan. Nas entranhas do leito do rio, os trabalhadores – negros, brancos, irlandeses e italianos – escavam em conjunto, com a escuridão a ocultar as diferenças. Mas, à superfície, os homens mantêm a distância até um acidente dramático num dia de Inverno forjar um laço entre Walker e os seus colegas que irá abençoar e ao mesmo tempo amaldiçoar quatro gerações. Quase noventa anos depois, Treefrog encontra os mesmos túneis e cria um lar no meio de drogados, alcoólicos, prostitutas e criminosos que constituem a comunidade esquecida dos sem-abrigo. Deste Lado da Luz entrelaça factos históricos com ficção, criando uma história notável de morte, racismo, vida nas ruas… e amor – que abrange quatro gerações.

OUTRO TÍTULO DO AUTOR PUBLICADO PELA CIVILIZAÇÃO:


Deixa o Grande Mundo Girar

Setembro 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!