quarta-feira, 2 de março de 2011

Leitura Ceuta celebra Noite Mundial do Livro com escritores do Porto

A livraria Leitura books & living Ceuta, Porto, celebra este Sábado, 5 de Março, às 21h00, a Noite Mundial do Livro com a realização de uma tertúlia que tem por base o tema “Nós Somos o Que Lemos". A sessão conta com a moderação de António Costa, um destacado programador cultural do Porto, e a presença dos autores Manuel António Pina, Rui Amaral, João Paulo Sousa, Manuel Jorge Marmelo e Miguel Miranda.

Manuel António Pina:: Nasceu no Sabugal em 1943 e licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra. Entre 1971 e 2001 foi jornalista do Jornal de Notícias, onde exerceu os cargos de editor e chefe de redacção. Colaborou com diversos outros meios de comunicação, sendo actualmente colunista da revista Visão. Tem uma vasta obra literária que engloba poesia, ensaio, literatura infantil, ficção e peças de teatro, tendo já sido traduzido para diversas línguas. Recebeu vários prémios, tanto nacionais como internacionais, nomeadamente o Prémio da Crítica pela Secção Portuguesa da Associação Internacional de Críticos Literários, em 2002, atribuído à globalidade da sua obra poética.

Rui Manuel Amaral:: Nasceu no Porto, em 1973, cidade onde vive. É coordenador literário da revista aguasfurtadas. Caravana é o seu primeiro livro.

João Paulo Sousa:: João Paulo Sousa nasceu em 1966. Licenciou¬ se e fez o mestrado em Literatura na Faculdade de Letras do Porto. É autor dos romances A Imperfeição (2001) e Os Enganos da Alma (2002). Publicou ensaios nos domínios da estética e da crítica literária, tendo colaborado no volume Jovens Ensaístas Lêem Jovens Poetas (2008), editado pela Deriva. É um dos responsáveis pelo blogue Da Literatura e escreve sobre teatro na revista de artes performativas Obscena.

Manuel Jorge Marmelo:: Nasceu em 1971, no Porto. É jornalista desde 1989. Em 1994 ganhou o prémio de jornalismo da Lufthansa e em 1996 a menção honrosa dos Prémios Gazeta de Jornalismo do Clube de Jornalismo/ Press Club. O seu primeiro livro, "O Homem que Julgou Morrer de Amor" (novela e teatro), inaugurou, em 1996, a colecção Campo de Estreia, da Campo das Letras. Publicou, depois, "Portugués, Guapo y Matador" (romance, 1997), "Nome de Tango" (romance, 1998), "As Mulheres Deviam Vir Com Livro de Instruções" (romance, 1999), "O Amor é para os Parvos" (romance, 2000), "Palácio de Cristal, Jardim-Paraíso" (álbum, 2000), "Sertão Dourado" (romance, 2001), "Paixões & Embirrações" (crónicas, 2002), "Oito Cidades e Uma Carta de Amor" (contos e fotos, 2003), "A Menina Gigante" (infantil, 2003) e "Os Fantasmas de Pessoa" (romance, 2004). Tem publicado regularmente textos e contos em diversas antologias e publicações.

Miguel Miranda:: Nasceu no Porto, em 1956. É médico, director de um Centro de Saúde. A sua obra é centrada no Porto, percorrendo vários géneros: do conto ao romance, passando pelo policial. Galardoado com dois prémios literários de relevo, o Grande Prémio do Conto APE e o Prémio Caminho de Literatura Policial, surpreende pela escrita alada, a ironia e o sarcasmo, contrastando com a dimensão humana das personagens. Algumas obras publicadas: Contos à Moda do Porto (contos, Ed. Afrontamento, 1996), vencedor do Grande Prémio do Conto APE 1996; O Estranho Caso do Cadáver Sorridente (romance, Editorial Caminho, 1998), vencedor do Prémio Caminho de Literatura Policial 1997; ou A Mulher que Usava o Gato Enrolado ao Pescoço (contos, Ed. Afrontamento, 2000).

Leitura books & living Ceuta | Sábado | 5 de Março | 21h00 | Rua de Ceuta, 88 | 22076200


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!