sábado, 10 de setembro de 2011

NOVIDADES ESFERA DO CAOS EDITORES

A Primazia do Texto

VÁRIOS

LUSO-GRAPHIAS/PHONIAS / 1

544 pp

Formato: 17cm x 24cm

ISBN: 978-989-680-039-0

Data de Publicação: Agosto de 2011

PVP: 24,70 euros
 
Ensaios em Homenagem a Maria Lúcia Lepecki

Organização: Petar Petrov e Marcelo G. Oliveira

De Eça a Saramago, de Camilo a Cardoso Pires, da literatura brasileira às literaturas africanas de expressão portuguesa, da crítica à teoria, da periodização aos estudos bíblicos, quarenta e cinco ensaios em homenagem a um dos nomes mais marcantes da universidade portuguesa das últimas décadas.

OS AUTORES

PARTE 1 – Eça…: António Manuel Bettencourt Machado Pires, Maria Manuel Lisboa, Miguel Real, Orlando Grossegesse

PARTE 2 – … e os outros: Ana Sofia Narciso dos Santos, Catherine Dumas, Fernanda Branco, Helena Carvalhão Buescu, Isabel Pires de Lima, Joana Marques de Almeida, Laura Cavalcante Padilha, Lélia Parreira Duarte, Luís Mourão, María Rosa Álvarez Sellers, Regina Zilberman, Serafina Martins, Susana Ramos Ventura, Teresa Cristina Cerdeira, Thierry Proença dos Santos

PARTE 3 – Literatura…: Alberto Carvalho, Ana Mafalda Leite, Annabela Rita, Benjamin Abdala Júnior, Bernardette Capelo-Pereira, Fernanda Cristina da Encarnação dos Santos, Fernando Cristóvão, Kelly Basilio, Leonor Simas-Almeida, Marcelo G. Oliveira, Maria Fernanda de Abreu, Maria Lucília Gonçalves Pires, Mário J. Aires dos Reis, Onésimo Teotónio Almeida, Paulo Roberto Nóbrega Serra, Petar Petrov, Rui Sousa

PARTE 4 – … e cultura: Beatriz Weigert, Fernanda Henriques, Gonçalo Cordeiro, Irene Borges-Duarte, Joaquim Cerqueira Gonçalves, José Eduardo Franco, Margarida Braga Neves, Maria Margarida de Maia Gouveia, Piero Ceccucci


Tópicos de Filosofia e Ciência Política

Federalismo Das Raízes Americanas aos Dilemas Europeus

VIRIATO SOROMENHO-MARQUES

MANUAIS / 2

272 pp

Formato: 16cm x 23,50cm

ISBN: 978-989-680-026-0

Data de Publicação: Setembro de 2011

PVP: 18,40 euros

NAS LIVRARIAS: A PARTIR DE 19 DE SETEMBRO
 
Nova edição revista e ampliada da obra «A Revolução Federal»
 
O federalismo estimula a capacidade dos povos para enfrentar corajosamente os grandes desafios, sejam eles o da construção de uma ordem constitucional à escala continental, ou o da mobilização de recursos numa dimensão planetária, para combater os imensos perigos do colapso económico, da desregulação financeira, da crise ambiental — com par­ticular visibilidade para as alterações climáticas — e da carestia energética e alimentar.
 
Concebido para ser consultado por módulos e oferecendo uma exposição clara e sin­tética dos conceitos essenciais e textos de apoio que estimulam novas pesquisas, este livro é um manual fundamental e de leitura obrigatória para os que estudam ou investigam nas áreas da filosofia política, da ciência política e das relações interna­cionais, tendo sido adoptado, desde que foi primeiramente publicado, em 2002, até que esgotou sem ser reeditado, em 2009, como obra de referência.
 
“Nesta viragem do milénio, em que a dependência externa da Europa em segurança, em reservas de energia, em maté­rias-primas, em supremacia estratégica, aprofunda a meditação sobre a opção por uma forma de governo, não necessariamente imitativa da experiência americana, não deve, todavia, perder-se de vista essa expe­riência, designadamente se a unidade ocidental exigir o reforço da solidariedade passada, sem perder o sentido das identidades.
 
É nesta linha, julgo, que se inscreve, com oportunidade e luci­dez, o presente livro de Viriato Soromenho-Marques, que progressi­vamente se afirma como um europeísta de referência, um especia­lista dos riscos mundiais, e um humanista que não perde de vista a necessidade de salvaguardar e fortalecer os valores que constituem a parcela europeia do património imaterial da humanidade.”
 
Adriano Moreira
 
Excerto do Prefácio
 
SOBRE O AUTOR:
 
Viriato Soromenho-Marques. Professor Catedrático de Filosofia da Universidade de Lisboa, leccionando nos cursos de Filosofia e Estudos Europeus. É conhecido do público português pelas suas obras e envolvimento cívico, em especial nas questões ambientais nacionais e internacionais. Tem sido um activo participante na política ambiental europeia e nas negociações para afirmar um regime internacional de combate às alterações climáticas. Os trabalhos sobre federalismo norte-americano acompanham de perto um interesse por temas europeus iniciado com a publicação do seu livro Europa: o risco do futuro (1985), a que se seguiram outras obras como Europa: labirinto ou casa comum (1993) e Cidadania e construção europeia (2005). Em 2003 foi o responsável pela tradução portuguesa de O Federalista. De entre outros estudos sobre temas norte-americanos, destaca-se O Regresso da América (2008).
 
 
Na senda da memória...
 
SÓNIA CRAVO
 
ESFERA CONTEMPORÂNEA / 29
 
160 pp
 
Formato: 15cm x 22,50cm
 
ISBN: 978-989-680-043-7
 
Data de Publicação: Setembro de 2011
 
PVP: 14,90 euros
 
NAS LIVRARIAS: A PARTIR DE 12 DE SETEMBRO
 
Muito provavelmente, uma das revelações do ano no domínio da literatura em língua portuguesa. Literatura, entenda-se, naquele sentido clássico e robusto que nos remete para a arte de bem escrever…
 
“Sónia Cravo surge agora com uma narrativa surpreendente a todos os títulos: original quer a nível do tema central e dos motivos que lhe dão consistência e com­plexidade, quer a nível da sua riqueza vocabular, tão inusual que deixa quem lê suspenso entre o arcaísmo e o neo­lo­gismo, entre o achado escritural e o acaso tipográfico (tão joyceano), fazendo a frase explo­dir perante os nossos olhos suspensos. E isto acontece quase continuamente, num ritmo que não deixa sossegar o mais prevenido dos leitores. (…) Mateus, o narrador de toda esta estória de que é personagem nuclear, começa por nos surgir como alguém que não vê senão sexo em cada mulher que o rodeia, e disso faz obsessão central do seu dia-a-dia; mas que, por um acaso que a seu tempo o leitor des­cobrirá, vê-se obrigado, entre dois assassinatos que bali­zam os acontecimentos, a enve­redar por caminhos e a viver situações de todo inusitadas, num terror constante em que «o silêncio multiplica ideias» que o vão dilacerando. (…) Eis um texto que, a todos os níveis, surpreenderá o leitor. E como uma boa estória (um bom romance aberto) é aquela que, no fim, nos confronta com múltiplos possíveis horizontes, assim acon­tece aqui: «E no silêncio ouço-me, há uma voz que sussurra: espera, espera só mais um pouco.» Espera: paciência e esperança. Que futuro estará reservado a Mateus?”
José Ferraz Diogo
Excerto das Palavras de abertura

SOBRE A AUTORA:

Sónia Cravo. Nasceu em Espanha, em 1977, de pais portugueses. Era ainda criança quando a família regressou ao nosso país. O seu compromisso literário começa, desde muito cedo, com uma incursão pela poesia. “Assombra-me, desde a juventude, essa necessidade de escrever. A ficção surge como resultado dum processo de aceitação e amadurecimento. Esta obra encerra uma etapa e inaugura um percurso.” Capaz duma narrativa original, orquestrada com beleza e inteligência, diz a autora: “A minha literatura não pretende estar na moda, sim desafiar a actual tendência de mercado.”


Entre suspiros

NUNO DE FREITAS

ESFERA CONTEMPORÂNEA / 28

128 pp

Formato: 15cm x 22cm

ISBN: 978-989-680-040-6

Data de Publicação: Setembro de 2011

PVP: 11,90 euros

NAS LIVRARIAS: A PARTIR DE 19 DE SETEMBRO

DEIXEMOS FALAR O LIVRO…

Tens-me na tua mão, totalmente desprotegido, à mercê dos teus olhos que me vão con­sumindo as letras. À medida que me vais lendo, vou ocupando sem pedir um lugar no teu peito, para lá das portas do teu coração. Bem sei que não passo de um livro, mas tenho escondido entre a minha capa um grande segredo. Tenho fragmentos da tua vida que, quando colados aos meus, dão uma história que já foi vivida em unís­sono.

... E TAMBÉM O AUTOR

É entre suspiros que vou pregando as letras neste quadro que nada mais é que um espe­lho de uma vida. Vou navegando em mares de sentimentos e, quando menos se espera, atraco no porto da realidade só para deixar a minha marca mais interventiva, mas, logo, logo, estou de volta ao teu (meu) mar de amor.

Nuno de Freitas. Nasceu em Santarém, em 1978. Vive atualmente no Cartaxo. Este é o segundo livro que publica, depois de Sopro de alma. As suas palavras também foram espalhadas pelas colectâneas Por um sorriso (a favor da instituição Ajuda de berço) e A princesa da poesia. Com alguma regularidade vai publicando pequenos poemas no jornal O Povo do Cartaxo. Adora a aventura e alimenta a sua inspiração com os diversos passeios que faz pelo país, sempre em busca de saber quem um dia fomos.


Sou escritor, poeta sem rumo, romântico sem amar. Dançante de palavras largadas sem sentido numa dança incompreendida, pintadas pela mão de um “Contador de Sonhos”.


Diogo de Paiva de Andrade

Antologia

ANTÓNIO GUIMARÃES PINTO

NOVILATINA / 1

664 pp

Formato: 17cm x 24cm

ISBN: 978-989-680-042-0

Data de Publicação: Setembro de 2011

PVP: 26,60 euros

NAS LIVRARIAS: A PARTIR DE 19 DE SETEMBRO

Selecção, tradução, transcrição, introdução e notas:

António Guimarães Pinto

Presente na fase derradeira do Concílio de Trento, como teólogo do rei D. Sebastião, a participação de Diogo de Paiva de Andrade foi determinante, não só pelas opiniões que verbalmente emitiu em várias sessões, mas também pela redacção e publicação (em Veneza, em 1564) de Orthodoxarum explicationum libri decem, obra que poderemos qualificar como o primeiro breviário ou manual da doutrina contra-reformista.

Manejando a língua do Lácio com inegável elegância e eficácia persuasivas, Diogo de Paiva de Andrade deixou-nos também, em vernáculo, um legado literário que nos autoriza a qualificá-lo como o paradigma da parenética portuguesa do século XVI e um clássico da nossa língua, hoje total e injustamente esquecido.

Com a organização desta ampla Antologia pretendeu-se contribuir para colocar no lugar cimeiro que lhe cabe no quadro da Cultura Portuguesa uma figura cuja fama foi bem notória entre os teólogos e oradores sagrados seus contemporâneos e que prestigiou o nome de Portugal na Europa culta dos séculos XVI e XVII — bastará lembrar que Leibniz não poupou elogios ao seu vasto saber e à sua argúcia intelectual.

Diogo de Paiva de Andrade (1528-1575) era filho de Fernão de Álvares de Andrade, o célebre e abastado tesoureiro-mor de D. João III, e irmão do cronista e poeta Francisco de Andrade e do grande escritor místico frei Tomé de Jesus. Após sólida formação humanística e teológica obtida na Universidade de Coimbra, foi enviado como teólogo do rei à última fase do Concílio de Trento, onde a sua intervenção ilustrou o nome da pátria e lhe granjeou prestígio em toda a Europa. Além de dois importantes livros em latim, o seu espólio literário inclui três volumes de sermões em português, que fazem dele um dos grandes pregadores do nosso idioma.

António Guimarães Pinto é licenciado e mestre em Estudos Clássicos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e doutor em Letras (área do conhecimento da literatura latina) pela Universidade do Minho. Leccionou na Universidade de Granada (Espanha) e Faculdade de Filosofia de Braga e é actualmente professor de Língua Latina na UFAM (Universidade Federal do Amazonas), em Manaus, Brasil. Tem cultivado a investigação sobretudo na área do Humanismo português, possuindo ampla bibliografia, quer como tradutor, quer como estudioso, relacionada sobretudo com D. Jerónimo Osório, António Luís, António Pinto, Jerónimo de Brito, André de Resende, Diogo de Teive, Pedro Nunes e Erasmo.

COLECÇÃO NOVILATINA

Director

José Carlos Lopes de Miranda

Conselho Editorial

António Melo

Carlota Urbano

Margarida Miranda

Responsabilidade Científica

CLEPUL - Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lis­boa


O DN Jovem Entre o Papel e a Net

História e Memórias

de uma Transição

HELENA DE SOUSA FREITAS

ENSAIOS / 12

304 pp + 8 pp (extratextos)

Formato: 16cm x 23,50cm

ISBN: 978-989-680-034-5

Data de Publicação: Setembro de 2011

PVP: 22,60 euros

NAS LIVRARIAS: A PARTIR DE 19 DE SETEMBRO
 
Durante mais de uma dezena de anos, as terças-feiras foram aguardadas com ansiedade por muitos jovenscriadores portugueses. Escritores, fotógrafos, ilustradores e cartoonistas em início de jornada contavam as horas para verificar se os trabalhos enviados para o DN Jovem haviam sido seleccionados.
 
Mas subitamente tudo se alterou. O suplemento juvenil do Diário de Notícias migrou para uma Internet então inacessível à maioria dos portugueses. O anúncio da mudança, feito no próprio DN Jovem a poucos dias do seu 13º aniversário, foi acolhido com indignação.
 
Levantaram-se vozes de protesto, circulou um manifesto e aqueceram os ânimos no interior do jornal, mas nada travou a medida, que fracturou a existência do suplemento e marcou o acentuar de um desinvestimento que culminaria na sua extinção.
 
Esta é a primeira “biografia” daquele que foi, seguramente, o mais memorável suplemento de colaboração juvenil na imprensa do Portugal democrático.
 
“Helena de Sousa Freitas ultrapassa a erudição incolor de que pode revestir-se uma tese académica e dá-nos uma imagem viva do mundo criado pelo suplemento do Diário de Notícias dirigido por Manuel Dias, onde nasceram e cresceram muitos jovens escritores, alguns dos quais se tornaram os maiores da sua geração.
 
Através do espelho da transferência do DN Jovem do suporte gráfico tradicional para o mundo virtual, este livro reflecte também a polémica, por enquanto inconclusiva, sobre o futuro da informação escrita face ao embate das novas tecnologias.”
 
Helena Marques
Escritora. Ex-Directora Adjunta do Diário de Notícias

SOBRE A AUTORA:

Helena de Sousa Freitas nasceu em Lisboa, em 1976. É licenciada em Comunicação Social, pós-graduada em Direito da Comunicação e tem o curso de Foto-Reportagem do Cenjor.

Jornalista há 15 anos, ingressou na agência Lusa em 1998 e foi galardoada pela APDSI com o Prémio Editorial Sociedade da Informação 2010.

Tem colaborado com o Sindicato dos Jornalistas, o Clube de Jornalistas e a Associação Cultural Festroia.

Autora dos ensaios “Jornalismo e Literatura: Inimigos ou Amantes?” (2002) e “Sigilo Profissional em Risco” (2006), tem poesia, conto e crónica em obras colectivas editadas em Portugal e no estrangeiro (Brasil, Reino Unido, Chile e Estados Unidos).

É actualmente bolseira de doutoramento em Sociologia no CIES, centro de investigação associado ao ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, onde, em 2009, defendeu a tese de mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação que está na origem deste livro.

Esta obra foi publicada com o patrocínio do Gabinete para os Meios de Comunicação Social

1 comentário:

Obrigado pelo seu comentário!