terça-feira, 5 de julho de 2011

Civilização publica Madame Hemingway de Paula McLain

Um romance sobre o grande amor de Ernest Hemingway, a sua primeira mulher Hadley

Chicago, 1920. Hadley Richardson é uma jovem discreta de vinte e oito anos que quase perdeu a esperança de encontrar o amor e a felicidade. Até que conhece Ernest Hemingway. Depois de um namoro breve e de um casamento repentino, o casal parte para Paris, onde se junta a um grupo de enérgicos e voláteis expatriados, que inclui F. Scott Fitzgerald, a sua esposa Zelda e Ezra Pound. O novo romance de Paula McLain, Madame Hemingway, retrata uma época notável e a relação amorosa entre duas pessoas inesquecíveis e mantém-se nos tops nos EUA desde o seu lançamento.

Uma história de ambição e traição, que evoca a Paris dos anos vinte. Segundo a Publishers Weekly, “McLain traz algo mais ao género mulher-complexa-por-trás-do-homem-lendário, dando vida a Ernest Hemingway e à sua primeira mulher, Hadley Richardson”. Já o diário USA Today garante que “McLain explora, de forma inteligente, a ambivalência de Hadley acerca do seu papel de esposa compreensiva de um génio em ascensão [...]”.

Helen Simonson, autora de A Decisão Final do Major Pettigrew, romance a publicar pela Civilização Editora em Agosto, assegura: “Adorei este romance pela forma como retrata duas pessoas apaixonadas, e no entanto com tantas imperfeições humanas, que lutam contra circunstâncias incríveis – pobreza, fervor artístico, amizades destrutivas – para se manterem unidas. Brindo ao talento de McLain […]”

Paula McLain licenciou-se em Poesia na Universidade de Michigan e recebeu bolsas da Yaddo, da MacDowell Colony e do National Endowment for the Arts. É autora de dois livros de poesia, de um livro de memórias, Like Family: Growing Up in Other People’s Houses, e de um primeiro romance, A Ticket to Ride. Vive em Cleveland com a família.

Paula McLain tem-se destacado na poesia. O seu primeiro livro, Less of Her, publicado em 1999, venceu uma bolsa de publicação da Greenwall Fund of the Academy of American Poets É ainda autora de uma segunda coleção de poesia e de um outro romance, A Ticket to Ride.



Título: Madame Hemingway

Autor: Paula McLain

Título original: The Paris Wife

Tradução: Maria João de Andrade

Páginas: 384

Encadernação: Capa mole

Colecção: Literatura

ISBN: 978-972-26-3350-5

PVP: 17,90€

Lançamento: Julho de 2011

SINOPSE

Uma história de ambição e traição profundamente evocativa, Madame Hemingway retrata uma época notável e a relação amorosa entre duas pessoas inesquecíveis: Ernest Hemingway e a sua mulher Hadley. Chicago, 1920. Hadley Richardson é uma jovem discreta de vinte e oito anos que quase perdeu a esperança de encontrar o amor e a felicidade. Até que conhece Ernest Hemingway. Depois de um namoro breve e de um casamento repentino, o casal parte para Paris, onde se junta a um grupo de enérgicos e voláteis expatriados, que inclui F. Scott Fitzgerald e a sua esposa, Zelda e Ezra Pound. Ernest e Hadley são lançados numa vida de ambição artística, bebida e viagens intempestivas a Pamplona, à Riviera e aos Alpes Suíços. Mas a Paris da era do jazz não combina com vida familiar e fidelidade. Enquanto Hadley tenta vencer o ciúme e a insegurança, os ferozes esforços literários de Ernest começam a dar fruto, e o casal acaba por enfrentar a pior crise do seu casamento: uma traição que destruirá tudo aquilo que construíram juntos em Paris. Um retrato comovente de amor e lealdade ferida, Madame Hemingway é ainda mais dilacerante porque sabemos que, no final, Hemingway escreveu que seria melhor ter morrido do que ter-se apaixonado por outra mulher que não Hadley.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!