terça-feira, 19 de julho de 2011

"Chireto: Uma Semana de Histórias para Contar ao Deitar" de Miguel Almeida

"Chireto: Uma Semana de Histórias para Contar ao Deitar", é o primeiro livro de Miguel Almeida, na difícil área da literatura para crianças.


Deus, isto é, a perfeição, costuma-se ouvir dizer, é grande, mas habita nos (por) menores. Vem isto a propósito de uma das últimas leituras que fiz de Chireto. Durante a leitura, feita essencialmente com os propósitos de “caça-à-gralha” e – ou de limar um ou outro aspecto literário menos claro no meu texto, dei comigo a pensar. Deixo-vos o meu pensamento em jeito de questão, para vos poder espicaçar a reflexão:

A situação rotineira de se contar aos nossos filhos uma história ao deitar não deveria ser assumida apenas como uma questão ética, moralista e moralizante, como sugere o texto de Chireto, mas antes como uma questão legal, de direito, portanto, de nós para com os nossos filhos, de todos os adultos para todas as crianças do mundo?

Entretanto, falam-me do tempo … da falta de tempo … No entanto, como escritor e sobretudo como pai, eu prefiro falar do tempo bem gasto, nessas pequenas fracções do tempo sem tempo em que a intimidade acontece e a magia aparece …

1 comentário:

  1. Mais uma vez, obrigado Prazer da Leitura, pelo apoio na divulgação dos meus livros. Criar e/ou reforçar o excelente hábito de ler e/ou de escutar uma/pelo menos uma boa história ao deitar é o grande objectivo deste meu novo livro. Literatura para Crianças ... Pessoalmente, acho que deviamos ser todos um pouco mais crianças.

    Miguel Almeida

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário!