sexta-feira, 10 de junho de 2011

PASSATEMPO "O Templo da Glória Literária" e "Ser como Tu", de Miguel Almeida

Sinopse

A ideia central que percorre toda esta obra é a de que algures ― talvez na mente de cada um de nós, fruto das leituras que fazemos e guardamos para sempre ― existe um templo, O Templo da Glória Literária. O critério que presidiu à construção do autor é o da fama e da glória literária, na expressão máxima da sua actualidade e perenidade, da sua eternidade e imortalidade. Homero, Píndaro, Virgílio, Ovídio, entre outros grandes nomes da poesia da Grécia e da Roma Antigas, mas também Dante, Petrarca, Camões, Cervantes, Shakespeare, Goethe, Byron, Baudelaire, Rimbaud, Yeats, Pessoa, Eliot, Lorca, Brecht, Neruda, Sophia, O’Neill, entre muitos outros, são o pretexto utilizado por Miguel Almeida para criar poemas originais de tributo aos maiores vultos da poesia de todos os tempos. É que... “O interior do templo é somente habitado por mortos que não se encontravam lá quando vivos e alguns vivos que são postos para fora, a maior parte deles, quando morrem.”

Esta é uma obra sobre os poetas e o que de melhor nos legaram, de Homero a Dante, de Cervantes a Neruda ― convocados para serem lembrados e homenageados. No fundo, é uma obra para todos os que gostam de fazer e de ler poesia.

Crítica Literária elaborada pelo blog As Leituras do Corvo - CONSULTAR

Comentário feito à obra de Miguel Almeida pela Associazione Culturale Luís de Camões - CONSULTAR

Sinopse

Os poemas de Miguel Almeida transportam-nos por anseios e receios, por opções, feitas ou que ficam por fazer, que valem como outras tantas viagens de um Eu, numa busca constante de sentido para si próprio e para o Mundo.

Numa frase célebre, o poeta russo Osip Mandelstam disse que “na poesia é sempre de guerra que se trata”. Num registo diferente, Carl Von Clausewitz diz-nos que “a paz é a continuação da guerra por outros meios”. E esse também se pode dizer que é o ponto de vista assumido em Ser Como Tu. Em guerra incessante consigo próprio, o Eu que está por detrás dos poemas de Miguel Almeida mostra-nos que as piores guerras, as mais constan­tes e perigosas, não são as que travamos com os outros, mas as que travamos connosco próprios e com as nossas circunstâncias. Mas estas também são as guerras que nos trazem as conquistas mais importantes e decisivas.

O Prazer da Leitura em conjunto com o autor Miguel Almeida e a Esfera do Caos Editores, tem para oferecer ao:

1º Sorteado 1 Pack composto por 1 Exemplar do livro "O Templo da Glória Literária" e 1 Exemplar do livro "Ser como Tu"

2º Sorteado 1 Exemplar do livro "Ser como Tu"

As respostas podem ser encontradas aqui neste post ou AQUI.



O passatempo terminará dia 19 de Junho às 23:59h.

Condições de participação :

- Só será aceite uma participação por email e residência.

- O passatempo é restrito a residentes em Portugal.

- Os dados deverão estar correctamente preenchidos.

Escolha do Vencedor :

- O vencedor será escolhido de forma aleatória, através do programa Random.org. Após o resultado gerado pelo programa, a participação relativa ao mesmo será verificada e só depois de validada será considerada vencedora.

2 comentários:

  1. http://www.youtube.com/user/vitorcenturioalmeida?feature=mhee#p/a/u/2/TCPc0riIU-k

    ResponderEliminar
  2. Freud é uma das maiores fraudes intelectuais de todos os tempos.
    in: radiografia das caras

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário!