quinta-feira, 12 de maio de 2011

Civilização publica memórias que inspiraram a série Mad Men

O Último dos Mad Men retrata as décadas de 50 e 60 de uma América abastada e optimista

Noitadas, almoços de três martinis, sexo nos sofás e, claro, publicitar produtos. Este era o ambiente vivido em Madison Avenue na era dourada da publicidade, nos gloriosos anos cinquenta e sessenta. O livro de memórias de Jerry della Femina, um convicto Mad Men, foi um bestseller assim que foi publicado e afirmou-se como clássico de culto. Anos mais tarde inspirou a galardoada série Mad Men, que chegou a Portugal em 2008 pelos canais RTP2 e Fox-Next. Disponível em DVD, Mad Men ganhou o Golden Globe Award para melhor série dramática e vários Emmy Awards.

Simplesmente brilhante”. Esta é forma como a GQ qualifica o livro de Jerry della Femina. Contudo, pelo que conhecemos de Mad Men, este poderia muito bem ser o slogan de mais uma campanha imaginada pela equipa criativa do publicitário mulherengo e bon vivant, Don Draper. “Uma excelente paródia e absolutamente brilhante, lê-se melhor depois de um almoço de três martinis”, sugere ainda a revista.

Para Lord Saatchi, co-fundador da Saatchi & Saatchi e da M&C Saatchi, “o livro evoca a era há muito perdida de uma América autoconfiante e optimista, e ajuda a explicar como a América se tornou num ícone cultural”. De facto, O Último dos Mad Men descreve com ironia os excessos do mundo publicitário num tempo em que os departamentos de recursos humanos ainda não dominavam as empresas. Mas remete, além disso, para o período dourado na América do pós-Guerra, quando os filhos de Pearl Harbour tinham direito ao seu generoso “American way of life”.

Mad Men tornou-se um bestseller internacional assim que foi publicado, em 1970, com o sugestivo título de um slogan publicitário da época, From Those Wonderful Folks that Gave You Pearl Harbour, e tornou-se um clássico de culto. O autor acompanhou a produção da primeira temporada da série adaptada e dirigida por Matthew Weiner, para assegurar uma recriação fiel de uma agência de publicidade dos anos sessenta.

Jerry della Femina é um reconhecido publicitário norte-americano, com uma carreira de mais de meio século numa indústria para a qual entrou aos dezasseis anos. Estudou na Universidade de Brooklyn e recebeu dois doutoramentos honoris causa, um pela Universidade do Missouri (1983) e outro pela Universidade de Long Island (1989). Foi considerado um dos “100 Publicitários Mais Influentes do Século” pela Advertising Age e citado pelo Wall Street Journal como “a creative leader since 1980”. Actualmente, escreve uma – premiada – coluna humorística no East Hampton Independent e é proprietario de dois restaurantes em Nova Iorque. Casou duas vezes e tem cinco filhos. Mais informações sobre o autor em http://theofficialpageof.com/jerry-della-femina/

FICHA TÉCNICA



Autor: Jerry della Femina

Título original: From Those Wonderful Folks that Gave you Pearl Harbour

Tradução: Michelle Hapetian

Páginas: 256

Encadernação: Capa mole

Família: Literatura

ISBN: 978-972-26-3320-8

PVP: 16,50 €

SINOPSE

Em 1970, Jerry Della Femina escreveu este retrato fiel, recheado de coscuvilhices, de como era trabalhar na Madison Avenue durante a era dourada da publicidade – as noitadas, os almoços de três martinis, o sexo nos sofás e, claro, o próprio trabalho em si de publicitar produtos. Esta é a historia de como era na realidade a Madison Avenue dos anos 60. Causou sensação, foi um bestseller e afirmou‑se como um clássico de culto. Anos mais tarde inspirou a galardoada série Mad Men. 
Título: O Último dos Mad Men

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