Sobre o Livro
Uma grande entrevista serve de fio condutor a este livro original que dá a conhecer melhor aos portugueses Alberto de Brito, jesuíta e especialista em Relações Humanas. As matérias que ensina nos seus cursos, em Bruxelas, são notáveis pelo sentido profundo, pelo não-moralismo, por aquilo que desocultam em nós e pela luz que trazem.
Das grandes questões da educação ao papel dos sentimentos («o amor é uma decisão», diz Alberto de Brito), aos problemas religiosos, um diálogo entre quem sabe perguntar e quem sabe ouvir. Laurinda Alves apresenta-se aqui no seu melhor, que é como quem diz, no papel de jornalista e grande entrevistadora.
«Pelos frutos se conhecem as árvores.» Eis um dos provérbios favoritos de Alberto Brito, padre jesuíta especializado em Relações Humanas e Comunicação Interpessoal. Os frutos e as árvores são, porventura, um dos critérios mais selectivos em matéria de comunicação e aquilo que permite medir e afinar a qualidade das relações. A metáfora serve para pais e filhos, professores e alunos, chefes e subordinados, em todos os universos pessoais, familiares e profissionais que habitamos e onde temos um papel a desempenhar. Manter o ar limpo nas relações é essencial, e importa aprender a calibrar a luz e a sombra, bem como a distância e a proximidade necessárias para colher bons frutos. O nosso ecossistema é complexo e é preciso tratá-lo com carinho e respeito, como diz Alberto Brito nesta série de conversas sobre comunicação e relações humanas.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário!