terça-feira, 22 de março de 2011

"OUVIR, FALAR,AMAR" o novo livro de Laurinda Alves - Oficina do Livro

NOVO LIVRO DE LAURINDA ALVES

OUVIR, FALAR, AMAR

PVP 13,90 eur

191 pág.

Sobre o Livro

Uma grande entrevista serve de fio condutor a este livro original que dá a conhecer melhor aos portugueses Alberto de Brito, jesuíta e especialista em Relações Humanas. As matérias que ensina nos seus cursos, em Bruxelas, são notáveis pelo sentido profundo, pelo não-moralismo, por aquilo que desocultam em nós e pela luz que trazem.

Das grandes questões da educação ao papel dos sentimentos («o amor é uma decisão», diz Alberto de Brito), aos problemas religiosos, um diálogo entre quem sabe perguntar e quem sabe ouvir. Laurinda Alves apresenta-se aqui no seu melhor, que é como quem diz, no papel de jornalista e grande entrevistadora.

«Pelos frutos se conhecem as árvores.» Eis um dos provérbios favoritos de Alberto Brito, padre jesuíta especializado em Relações Humanas e Comunicação Interpessoal. Os frutos e as árvores são, porventura, um dos critérios mais selectivos em matéria de comunicação e aquilo que permite medir e afinar a qualidade das relações. A metáfora serve para pais e filhos, professores e alunos, chefes e subordinados, em todos os universos pessoais, familiares e profissionais que habitamos e onde temos um papel a desempenhar. Manter o ar limpo nas relações é essencial, e importa aprender a calibrar a luz e a sombra, bem como a distância e a proximidade necessárias para colher bons frutos. O nosso ecossistema é complexo e é preciso tratá-lo com carinho e respeito, como diz Alberto Brito nesta série de conversas sobre comunicação e relações humanas.

Laurinda Alves

Jornalista e autora. Imprensa: grande entrevistadora e cronista diária no jornal i durante um ano; fundadora da revista «XIS»; directora da revista Pais & Filhos; colunista no Independente e no Público, com crónica semanal primeiro na revista «Pública» e depois no jornal. Rádio: colaboradora da TSF e da Rádio Renascença. Televisão: Portugueses sem Fronteiras marca o seu regresso à reportagem na RTP; concebeu e apresentou os programas Verdes Anos e Primeiros Anos na SIC, e Encontro Marcado na SIC Mulher. Distinções: Prémio do Clube de Jornalistas, pelo trabalho de investigação sobre a morte do general Humberto Delgado; grau de Comendador da Ordem do Mérito pelo debate e defesa das questões educativas. Livros publicados na Oficina do Livro: XIS Ideias para Pensar, Um Dia Atrás do Outro, Ideias XIS, Atitude XIS e Coisas da Vida.

Alberto Brito, sj

Licenciado em Humanidades e Filosofia pela Universidade Católica de Braga. Licenciado em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma. Especializado em Comunicação Interpessoal, dá cursos há mais de 20 anos e é uma referência internacional nestas matérias. Trabalhou em Coimbra, Lisboa, Roma e Bruxelas. Assistente Mundial das Comunidades de Vida Cristã, visitou 50 países nos últimos seis anos. É fluente em seis línguas. Actual Director Pastoral do «Foyer Catholique Européen», reside em Bruxelas, como elemento da missão da Companhia de Jesus junto das Instituições Europeias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!