segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

LIVRO DE LUÍS NOVAIS NO BRASIL

NO BRASIL, EDITORA NOVO SÉCULO INICIA COM LUÍS NOVAIS COLEÇÃO DE AUTORES PORTUGUESES.

A obra Os Parricidas, do escritor Luís Novais, dará início a uma coleção exclusivamente dedicada a autores portugueses que este ano será lançada pela editora Novo Século, de São Paulo.

A edição portuguesa, com a chancela da Esfera do Caos Editores, mereceu a seguinte apreciação de José Manuel Mendes, Presidente da Associação Portuguesa de Escritores: “Os Parricidas surpreendem por quanto releva de uma opção que prefere o despojamento ao barroco, a reflexão à inocuidade, a frescura, o pendor minimalista e o olhar conspectivo aos estereótipos da banalização e do desgarre sentimental.”


A Novo Século tem uma ampla distribuição que garante a presença dos livros dos seus autores em todo o território brasileiro. Carla Rabetti, diretora de marketing e comunicação da editora, afirmou que “entre os projetos da editora para 2011, está a proposta de desenvolver uma coleção composta por autores portugueses — a que provavelmente daremos o nome de Caravelas —, e concluímos que o autor Luís Novais será um bom nome para estrear este projeto dentro da proposta de exigência literária a que a coleção se propõe.”

A OPINIÃO DE ANTÓNIO-PEDRO VASCONCELOS

A propósito desta obra, disse o cineasta António-Pedro Vasconcelos, na sua crónica do jornal Sol: “Luís Novais tem o talento de criar personagens, cada um com uma história particular, mas que, no conjunto, condensam as várias contradições e dilemas do nosso tempo.” Aquando da publicação do livro, entretanto, tinha escrito: “Quando o Sol se põe em Machu Pichu, a obra de estreia de Luís Novais, surpreendia pela novidade como romance e pela singularidade do estilo. Com o seu segundo romance, Os Parricidas, o autor volta a
surpreender-nos. Desta vez, as fontes de inspiração são claras: nada mais, nada menos do que Dostoiewski, Kafka, Camus e Gogol. Há que louvar a força e a originalidade de um romance que não teme acolher-se sob a tutela de tão altos mestres.”

Os Parricidas foi o segundo livro de Luís Novais a ser dado à estampa com a chancela da Esfera do Caos Editores, em Fevereiro de 2009, depois de Quando o Sol se Põe em Machu Pichu, publicado em Abril de 2008, rapidamente esgotado e reeditado em Maio e em Junho do mesmo ano.

“Uma das revelações do ano em Portugal.”

FNAC ONLINE




 
Saiba mais sobre o livro Quando o Sol se Põe em Machu Pichu em



No próximo dia 14 de Março ficará entretanto disponível nas livrarias, em todo o país, o novíssimo livro do autor, intitulado O Heróico Major Fangueira Fagundes (com todolos seus anexos), que mereceu já de Vítor de Aguiar e Silva, Professor Catedrático de Literatura das Universidades de Coimbra e do Minho, a seguinte opinião: “O novo romance de Luís Novais (…) é uma alegoria e uma sátira impiedosa sobre diversos sectores da sociedade e da política portuguesas contemporâneas. O «pequeno mundo» representado no romance é a imagem convulsiva e clownesca de um país sem vergonha e afundado num lodaçal cívico. O cómico e o burlesco das personagens e das situações ressumam amargor e indignação ética, suscitando no leitor ora o riso irreprimível, ora a reflexão angustiada. Luís Novais é um «cronista» que maneja habilmente uma técnica narrativa complexa e que utiliza com domínio soberbo uma escrita de incomum riqueza estilística, desde o nível lexical até ao plano metafórico.”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!